Wednesday, July 5, 2006

Torpedos "explodem" na TV e dão voz ao telespectador

20/06/2006 - 10h04
JULIANA CARPANEZ
da Folha Online
http://tools.folha.com.br/print?site=emcimadahora&url=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Ffolha%2Finformatica%2Fult124u20216.shtml

Uma tendência iniciada por canais da TV aberta neste ano mostra que os telespectadores não se contentam mais em assistir aos programas; eles também querem participar. Em 2006, diversos programas passaram a exibir no "pé" da tela mensagens de texto enviadas via telefone celular --também chamadas de torpedos e SMS--, dando voz a um público até então desconhecido.

Reprodução
No
No "MTV de Bolso", mensagens dos telespectadores aparecem embaixo de clipes

















A precursora nessa tendência de divulgar mensagens e "pitacos" foi a Band, que hoje utiliza a ferramenta no "Esporte Interativo", "De Olho nas Estrelas", "Bem Família" e "Sabadaço". Também nesta onda está a MTV, maior emissora voltada ao público jovem, com seu "MTV de Bolso". Além das mensagens, a atração com slogan "meta o bedelho na MTV via celular" exibe brincadeiras e jogos comandados via SMS.

"Nosso objetivo é fazer com que o público participe da programação, votando em enquetes, pedindo vídeos e dando sua opinião. Com isso em mente, seguimos um modelo interativo sem esquecer que ele precisa ser divertido", afirma Zico Goes, diretor de programação da MTV. "O conceito de diversão é fundamental; um caixa automático é extremamente interativo, mas muito chato", compara.

Criado em abril deste ano, o "MTV de Bolso" é exibido das 13h às 16h, de segunda a sexta, e recebe em média 6.000 mensagens por dia --geralmente, elas entram no ar poucos minutos depois de serem enviadas. Todas as emissoras que utilizam os torpedos têm softwares e funcionários responsáveis por uma triagem, para que o canal não exiba textos com palavrões e mensagens ofensivas.

A popularização desta alternativa está ligada a dois fatores: praticidade e mobilidade. "Para enviar uma mensagem a programas de TV, o usuário não precisa ligar o micro, conectar-se à internet e escrever um e-mail. O celular está sempre à mão e é bem mais prático", afirma Vancrei Oliveira, vice-presidente de marketing e vendas da LogicaCMG, desenvolvedora de tecnologia para envio de mensagens de texto.

A cada torpedo enviado para programas de TV --com exceção daqueles relacionados a promoções que dão prêmios--, o telespectador paga R$ 0,31 mais impostos.

Chat TV

Enquanto os canais abertos apostam no teletexto --mensagens que aparecem na parte inferior da tela--, a operadora de TV a cabo Net leva o uso dos torpedos ao extremo com o "Chat TV". Este programa, que enche toda a tela com mensagens, parece uma sala de bate-papo on-line, com a diferença de os usuários se comunicarem via SMS, e não pela internet.

Reprodução
"Chat TV" mostra textos escritos via celular
Criado há um ano, o "Chat TV" tem 150 mil pessoas cadastradas e pelo menos 12 comunidades no site de relacionamentos Orkut. A mais popular delas --"Sou viciado em Chat TV", com cerca de 1.220 membros-- mostra que, além de conhecer pessoas, os usuários também querem aparecer. "Fique famoso, apareça na TV para o Brasil inteiro!", diz a descrição do grupo.

Mesmo não ganhando fama no país, como prega a comunidade, os participantes conseguem ter seus "15 segundos" e atrair a atenção de outros usuários. "Este é o principal objetivo, já que 95% das conversas acontecem no modo privado [não exibido pela TV]", afirma Marcelo Sales, presidente da nTime, produtora responsável pelo programa.

Exibido diariamente no canal 37 da Net (das 15h às 17h e das 22h às 4h), o "Chat TV" já registrou 1 milhão de mensagens em um único mês. A média, no entanto, fica em 10 mil torpedos diários, ou cerca de 300 mil mensais.

Leia mais
  • Torpedo na TV engorda renda de operadoras de telefonia
  • Veja como funcionam os torpedos na TV
  • Crítica: Bate-papo via torpedo repete clichês da internet
  • No comments: