Wednesday, July 5, 2006

Sony Ericsson vê expansão maior da indústria celular em 2006 (+900 milhões)


A Sony Ericsson, quinta maior fabricante de celulares no mundo, afirmou que manterá sua previsão de venda em 2006 de mais de 900 milhões de aparelhos pela indústria mundial, mas sugeriu que um aumento nas estimativas é possível.

"O consenso para toda a indústria foi de que o primeiro trimestre foi muito forte. Nós previmos na última vez mais de 900 milhões de unidades para a indústria neste ano - o que claramente vai se manter, senão aumentar", disse Jan Wareby, vice-presidente-executivo da Sony Ericsson em uma entrevista à Reuters nesta terça-feira.

"Nós vamos quantificar isso quando anunciarmos os resultados do (segundo) trimestre em meados de julho." Em abril, a empresa - uma joint-venture entre a japonesa Sony e a sueca Ericsson - elevou as estimativas para a indústria global neste ano acima das 900 milhões de unidades, na comparação com a referência anterior de crescimento de 10 por cento em relação aos 780 milhões de aparelhos vendidos no ano passado.

Os números são próximos aos da líder do mercado, Nokia, cuja previsão é de expansão de 15 por cento das vendas na indústria global de aparelhos, o que significa pelo menos 914 milhões de telefones para este ano.

"O estimulo ainda está lá desde a época em que fizemos nossa previsão de 900 milhões. Não é apenas forte crescimento nos mercados emergentes, mas também forte crescimento das substituições em mercados como Japão, Europa ocidental e Estados Unidos", disse Wareby.

A Sony Ericsson obteve uma participação de mercado em todo o mundo de 5,8 por cento no trimestre que vai de janeiro a março, enquanto a finlandesa Nokia teve 32,8 por cento, segundo dados da Strategy Analytics.

Segunda colocada, a norte-americana Motorola teve uma fatia de 20,1 por cento. As sul-coreanas Samsung e LG tiveram, respectivamente, 12,7 e 6,8 por cento do mercado.(Jennifer Tan, Reuters).

No comments: