Wednesday, July 5, 2006

Motorola, Samsung e Vodafone vão investir em software livre para telefones móveis

Uma parceria entre quatro grandes fabricantes de celulares e duas operadoras foi criada com objetivo de incentivar o desenvolvimento e a adoção de uma solução Linux para os sistemas operacionais de telefones móveis. As empresas que participam da empreitada são Motorola, Samsung, Panasonic Mobile, NEC e as operadoras NTT/DoCoMo - japonesa - além da Vodafone, que é européia. Com a iniciativa, espera-se reduzir os custos do desenvolvimento de software e aumentar a flexibilidade das soluções administrativas.

Outra iniciatica prevista desta união é a criação de uma fundação para administrar as contribuições da comunidade que desenvolve melhorias em softwares open source - ou seja, de código aberto. Os membros desta fundação deverão estimular o diálogo entre as diversas empresas que desenvolvem partes e ferramentas para os telefones móveis. Fabricantes de peças, operadoras, fabricantes de chips e desenvolvedoras de software - mesmo que sendo proprietário - devem integrar à rede montada e articulada pela fundação. As regras para o ingresso na organização ainda não foram definidas, mas em breve o rol de empresas que participa da empreitada deverá divulgar um edital.

"Estamos felizes por fazer parte dessa nova empreitada que visa acelerar a criação de uma plataforma universal em Linux para telefones móveis", contou Greg Besio, vice-presidente corporativo de softwares móveis da Motorola. "Nós acreditamos que uma enorme quantidade de oportunidades se abrirão para todos que estão envolvidos na fabricação de telefones móveis - dos desenvolvedores de software aos criadores de aparelhos, operadoras e consumidores", resumiu o executivo.

"Reduzir o custo dos telefones móveis é fundamental", argumentou Kiyohito Nagata, presidente e administrador do Departamento de Produtos da NTT DoCoMo - operadora de telefonia móvel japonesa. Já Jens Schulte-Bockum, diretor global de Terminais da Vodafone, acredita que a iniciativa unificará as soluções já existentes em software livre para telefones móveis. "Queremos que a iniciativa acelere a capacidade de adaptação do mercado a novos produtos e que permita que aplicações personalizadas sejam desenvolvidas com vistas à experiência do usuário", resumiu.(João Loes, WNews).

No comments: