Wednesday, May 3, 2006

TV no celular terá padrão europeu nos Estados Unidos

Mondeo lança até o final do ano, em Nova York, primeiro serviço de TV para celulares do país com tecnologia DVB-H

A Modeo fará ainda este ano o lançamento comercial da TV no celular usando tecnologia DVB-H, com previsão de extensão do serviço para os 30 principais mercados norte-americanos ate 2007. Na luta por ampliar o alcance dessa tecnologia a ponto de transformá-la em padrão mundial para transmissão de imagens para aparelhos celulares, os defensores do DVB-H montaram, nos Estados Unidos, a Mobile DTV Alliance, formada por empresas como Intel, Microsoft, Motorola, Nokia e Texas Instruments, além da propria Modeo.

Para comprovar as vantagens do DVB-H, essas empresas estão fazendo uma série de demonstracões no Centro de Convenções de Las Vegas, onde acontece a NAB 2006, utilizando como receptores não só celulares como também outros aparelhos de recepção móvel.

A expectativa é de que, em sete anos, 10% dos celulares nos Estados Unidos tenham serviço de TM móvel com padrão europeu, o que daria um total de cerca de 20 milhões de aparelhos. Para os executivos da Mobile DTV Alliance, o ideal é adotar o mesmo modelo de negócios implementados para o rádio digital (nos EUA): fornecer o serviço gratuitamente por um certo período, para degustação. Com o público cativado por sua conveniência e qualidade, se iniciaria a cobrança por acesso e conteúdos.( Eliane Pereira, MMOnline).

No comments: