Wednesday, May 3, 2006

ATT XP: Pesquisa mundial indica que apenas 1% das pessoas usa serviços de dados no celular

São Paulo, 17 de abril de 2006 - Apenas 1% de 6,8 mil usuários de celular que participaram da pesquisa SmartTrust Mobile Trends Guide 2005/06, feita em 15 países das Américas, Europa e Ásia, acessa os serviços GPRS/EDGE (tecnologias móveis de transmissão de dados). Essas tecnologias são necessárias para a transmissão de dados pela rede de telefonia celular. Algumas aplicações do tipo são mensagem MMS (Multimedia Messaging Service - serviço de mensagens de texto com áudio e imagem), assim como acesso à Web e para fazer download de músicas, ringtones ou vídeo.

Segundo a SmartTrust Mobile Trends, o baixo percentual do uso das tecnologias GPRS/EDGE deve-se à fadiga que usuários de vários países sentem ao tentar acessar alguns serviços, que são considerados pouco intuitivos. Cerca de 15% dos usuários têm encontrado problemas quando tentam usar esses serviços, revela Tim De Luca-Smith, gerente de comunicação da SmartTrust - empresa especializada no fornecimento de aplicações para a gerência de dispositivos móveis.

Segundo ele, há a necessidade de fazer com que tais aplicações sejam mais intuitivas e que eliminem a preocupação do usuário em relação à confiabilidade dos serviços. A prova disso é que a pesquisa revela que 72% dos 6,8 mil pesquisados, que reportaram problemas quando usaram MMS, afirmaram que usariam mais o serviço se os problemas técnicos fossem superados. Para as operadoras, o desafio é fazer com que os consumidores usem mais serviços deste tipo, uma vez que eles representam uma forma de aumentar a receita média por usuário, o chamado ARPU, segundo a SmartTrust.

Por outro lado, o SMS, o popular torpedo, é o número um dos serviços móveis entre os brasileiros, segundo a pesquisa. O estudo mostrou que o SMS também é o serviço líder na maioria dos países. No entanto, é no Brasil que está o maior número de usuários, 91% dos entrevistados revelaram que este serviço é usado pelo menos uma vez na semana enquanto que a media global é de 72%. Em toda a Europa e na maior parte da Ásia, o número de assinantes que usa SMS pelo menos uma vez por semana é de 80%. Somente nos Estados Unidos apenas 5% do total admitiram usar este serviço.( Tatiana Schnoor, WNews).

No comments: