Wednesday, July 5, 2006

Site de relacionamento sul-coreano se expande

O site de relacionamentos Cyworld é um exemplo bem sucedido de negócio da Coréia do Sul. Com suas bases semelhantes a serviços famosos no Ocidente como Orkut e MySpace, o site lançado em 1999 já conta com uma equipe de 200 funcionários dedicados a cuidar do sistema que hoje gera aproximadamente 22 bilhões de páginas vistas mensalmente.

Diferente de serviços conhecidos do público brasileiro, como o Orkut, o Cyworld tem um modelo de negócio bem diferente a sustentar o site, abordagem que abriu os olhos da SK Communications, braço da companhia de telefonia sul coreana que em 2003 comprou o serviço. De acordo com um artigo no site inglês The Register, cada um dos usuários inscritos no sistema tem direito a criar uma página simples gratuita, que pode ser interligada a página de amigos. Para "enfeitar" a página, usuários podem comprar itens digitais de decoração.

Se determinado usuário, por exemplo, quiser ter uma imagem de background para sua página, ele pode pagar US$ 1 por semana para isso. Uma musiquinha de fundo para o site custaria cerca de US$ 0,50 por semana e assim por diante. Por dia, o site arrecada aproximadamente US$ 210 mil, quantia até razoável para empreendimentos simples na internet, comprovando o sucesso do modelo empregado em Cyworld. Outra parte da arrecadação do site vem de serviços móveis, já que é possível atualizar seu site a partir do seu telefone, no qual são exibidos anúncios.

A mania coreana atinge boa parte da juventude do país: cerca de 92% de jovens com 20 e poucos anos tem uma página, conhecida por lá como "minihompy". A febre caminhou para os territórios chineses e japoneses, e promete chegar aos Estados Unidos e Alemanha ainda em 2006. Só na China, um milhão de usuários já aderiram ao Cyworld desde abril.

Outros países já demonstram interesse na quantidade de tráfego de dados atingida por Cyworld. A empresa de telecomunicações da França já se ofereceu para trazer o sistema ao país, baseado na quantidade de dados trocadas pelo site, que hoje possui um centro de processamento de dados com aproximadamente 3 mil servidores. Ainda não se sabe se tais modelos vingarão no mercado ocidental, já que os perfis psicológicos regionais são distintos, mas é possível que não cheguem a países mais pobres, onde o pagamento de US$ 1 por semana seria inviável.

A versão americana já tem uma página disponível, no endereço us.cyworld.com, que traz uma imagem de "Em breve". A versão coreana do serviço pode ser acessada em cyworld.com. Cy, em coreano, quer dizer "relacionamento".( As informações são do Magnet).

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