Wednesday, July 5, 2006

No Japão, internauta já navega mais pelo celular do que pelo computador

fonte: Martyn Williams, IDG Now!

No Japão, internauta já navega mais pelo celular do que pelo computador

(http://idgnow.uol.com.br/telecom/2006/07/04/idgnoticia.2006-07-04.6822078696)
Por Martyn Williams, para o IDG Now!*
Publicada em 04 de julho de 2006 às 10h15
Atualizada em 04 de julho de 2006 às 11h51

Tóquio - Ao final do ano, 69,2 milhões de japoneses acessavam a web em dispositivos móveis enquanto 66 milhões navegavam pelo PC.

O número de internautas no Japão que navegam pela web a partir de seus celulares já superou aqueles que acessavam a grande rede a partir do PC em 2005, reportou o governo nesta terça-feira (04/07). Ao final do ano, 69,2 milhões de japoneses acessavam a internet a partir de dispositivos móveis enquanto 66 milhões navegavam pelo PC, publicou o Ministério da Informação e das Comunicações em um relatório anual. Destes dois grupos, 48,6 milhões usavam tanto dispositivos móveis quanto o computador tradicional para navegar, dentro da população total de 85,3 milhões de internautas do Japão. Isto quer dizer que duas em cada três pessoas no país acessam a web pelos dois meios. Os comerciantes japoneses já começam a lucrar com a popularidade dos serviços de internet móvel, como o I-mode, da operadora NTT DoCoMo. O número de sites de comércio eletrônico móvel está crescendo e os usuários parecem estar abraçando as compras por celular.

Em 2005, o mercado de comércio eletrônico móvel movimentou o equivalente a 6,3 bilhões de dólares, segundo o relatório. As vendas de conteúdo para celular, como toques e papéis de parede, ainda representam uma grande parcela deste total.

Mas o ano passado já foi o primeiro em que a venda de mercadorias tradicionais por sites móveis superou a venda de tais conteúdos, diz o relatório.

O movimento em direção a conexões mais rápidas e sempre disponíveis por linha fixa prossegue. O Japão encerrou o ano com 23,3 milhões de assinaturas de banda larga, das quais 5,5 milhões eram linhas de fibra, capazes de oferecer conexões de até 100 Mbps (megabits por segundo). Outra constatação do estudo é que os usuários móveis acessam a web com mais freqüência que os fixos. Cerca de 55% dos internautas móveis acessam a internet pelo menos uma vez ao dia, enquanto entre os usuários de PC a média cai para 44%. Checar e-mails e navegar na web são as atividades mais populares entre os usuários, embora conteúdos gerados por outros internautas venham ganhando cada vez mais popularidade. Em março, havia 8,7 milhões de blogueiros no Japão e 7,2 milhões de membros de redes sociais na web, segundo o relatório. Os serviços de telefonia pela internet, como voz sobre IP (VoIP), atingiram 10 milhões de linhas até março deste ano. Um novo tipo de telefonia via web, que permite ao usuário manter seu número atual, também está se tornando popular, com 1,4 milhão de assinantes em março, concluiu o documento.


*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

No comments: