Thursday, June 8, 2006

Aparelho de TV pela internet chega à Europa

Um dispositivo eletrônico que promete libertar os telespectadores da dependência de seus televisores na hora de assistir a seus programas favoritos chegou à Europa pela primeira vez na terça-feira. O Slingbox conecta-se a receptores de TV por assinatura e é capaz de transmitir a programação em vídeo pela internet usando uma conexão de alta velocidade. Os usuários então podem assistir a seus programas preferidos de qualquer PC ou notebook ligado à rede mundial de computadores.

O produto é parte de uma nova categoria de eletrônicos chamada placeshifting e representa um avanço em relação aos populares gravadores digitais de vídeo como o TiVo, que permite ao usuário assistir programas em casa quando bem entender. O Slingbox chega primeiro à Inglaterra esta semana e um lançamento mais amplo no continente deve ocorrer até o final do ano.

O aparelho, vendido por 180 libras (US$ 338), pode complicar os esforços iniciais das emissoras de TV e de operadoras de telefonia móvel de negociar downloads televisivos e outros serviços de vídeo. Os usuários do Slingbox nos Estados Unidos podem inclusive usar celulares para assistir a vídeos. O recurso ainda não está disponível na Inglaterra. Entretanto, pelo menos uma operadora celular enxerga o aparelho não como ameaça, mas como uma oportunidade para venda de novos serviços aos assinantes.

Um executivo da norte-americana Sprint Nextel disse à Reuters na semana passada que sua empresa está negociando com a fabricante do Slingbox, Sling Media, e com outras empresas sobre as capacidades multimídia dos aparelhos placeshifting. Um porta-voz da Sling Media não comentou o assunto, mas disse que a companhia discute a oferta do produto com operadoras celulares, de cabo e satélite na Europa.

Entre os competidores com a Sling Media estão a Orb Networks e a gigante dos eletrônicos Sony, cujo serviço LocationFree funciona com o popular console portátil de videogame PlayStation Portable.

No comments: