Wednesday, May 3, 2006

ATT IMPORTANTE: Navegação em celulares começa a ganhar espaço, afirma Ipsos Insight

São Paulo - Estudo afirma que aumento na base de celulares e no seu uso entre usuários mais velhos indica adoção do acesso à web pelos telefones.

A interação entre computadores e telefones celulares é responsável, em parte, pelo crescimento da navegação feita por usuários em aparelhos móveis, de acordo com o estudo "The Face of the Web 2006" , conduzido pelo instituto de pesquisas Ipsos Insight.

A penetração do acesso à web pelos telefones celulares, de acordo com o estudo, chega a ultrapassar conexões por notebooks em certas regiões, impulsionada por dois fatores principais: o aumento na base instalada mundial de aparelhos celulares e no seu crescimento entre usuários menos entusiastas de tecnologias.

Mundialmente, a cifra de acesso pelos telefones cresceu apenas 3%, saltando dos 25% registrados em 2005 para os atuais 28%. A Ipsos Insight atenta, porém, que a grande responsável pelo aumento foi a classe de usuários com mais de 35 anos, o que representa que a navegação pelos aparelhos móveis deixou de ser uma atividade renegada a jovens entusiastas da tecnologia.

"Acessar a internet por celulares não é mais uma ação exclusiva de consumidores mais jovens em mercados desenvolvidos. Está se tornando uma atividade corriqueira para muitas pessoas", acredita Brian Cruikshank, vice-presidente do setor de Tecnologia & Comunicações da Ipsos.

Os maiores crescimentos puderam ser registrados na Coréia do Sul (26%), Reino Unido (29%) e Japão, onde 40% da população acessa dados na internet pelo celular, o dobro do mesmo dado em 2003.

Nos Estados Unidos e Canadá, a navegação por notebooks ainda cresce mais que a por celulares. O Brasil aparece em décimo na lista, com 8% dos usuários usando seus celulares para navegação.

o real número brasileiro, porém, deve ser menor que o registrado pela Ipsos, já que o instituo computou apenas os celulares de usuários das grandes cidades. Com isso, a taxa de penetração de telefones no país pulou dos 48% computados pela Anatel para 73% da Ipsos.

O aumento da utilização de celulares para navegação tem relações com a introdução de atividades mais simples feitas com o celular, como o envio de mensagens, no cotidiano dos usuário.

A pesquisa ilustra que 52% dos donos de telefones atuais já mandaram SMS e 37% usam o aparelho para receber e enviar e-mails, enquanto todas as outras categorias de serviços móveis experimentaram crescimentos, ainda que menores.( As informações são do IDG Now!).

No comments: