Wednesday, May 3, 2006

ATT: Anúncios aumentam receita de operadoras móveis



A propaganda começa a encontrar seu caminho na indústria móvel, seguindo os passos do mobile marketing. Segundo um estudo recente da IDC, as operadoras terão de adotar a publicidade móvel, que será chave em suas estratégias para os próximos anos.

De acordo com a IDC, os anúncios em dispositivos móveis oferecem uma nova maneira de adicionar valor à cadeia móvel. As operadoras contam predominantemente com os clientes para gerar receita e, conforme as receitas de serviços de voz diminuem, estão tentando compensar com serviços de dados. No entanto, com a adoção desses serviços acontecendo lentamente, os anúncios podem desempenhar um papel integral no mix de receitas.

Em qualquer caso, há uma oportunidade de monetizar conteúdo de um jeito que as operadoras ainda não exploraram, mas sua maior dor de cabeça é como introduzir melhor os anúncios no mercado móvel. Isso se dá por conta da variedade de modelos de negócios, e descobrir qual deles implementar será um processo de tentativa e erro, certamente nos primeiros estágios. Qual funciona melhor vai depender das dinâmicas e características do mercado.

Esse tipo de anúncios pode representar também uma parte importante da estratégia e receita off-portal das operadoras. Essa é uma área que as operadoras estão tentando reforçar, e abrir seus portais vai facilitar maiores oportunidades para propaganda. Além disso, poderão oferecer conteúdo patrocinado por marcas. O conteúdo pode variar por tipo de serviço assim como pela forma em que é entregue ou pela criação de comunidades, como grupos de chat.

Segundo a consultoria, os usuários podem muito bem aceitar anúncios, desde que exista um código que seja respeitado e seguido. Os clientes não querem receber spam, é claro, mas estão dispostos a optar pelo serviço, desde que os anúncios sejam direcionados, úteis e significante para eles.

A IDC espera ver esse tipo de anúncio tomando forma de várias maneiras que serão simples mas também criativas, inovadoras e convincentes. Essas formas vão variar desde banners até download de clipes.

No comments: