Wednesday, January 18, 2006

ENC: Google quer patente para clique em celular

 
Google quer patente para clique em celular
Sexta-feira, 13 janeiro de 2006 - 16:53
IDG Now!
O Google entrou com pedido no Escritório de Patentes e Marcas dos EUA para patentear uma tecnologia que permite que os usuários de celulares cliquem em um anúncio em uma página web e sejam conectados, via voz, com o anunciante.

Os serviços que permitem que usuários de telefones celulares cliquem em um link publicitário e façam um chamada telefônica já está disponível, mas a tecnologia do Google pode ser específica o suficiente para ganhar a patente. "Eles têm uma chance", afirmou Aaron Chatterjee, advogado especializado no assunto da Foley and Lardner LLP.

Não há detalhes de como a tecnologia do Google funciona e de como difere de alguns serviços já disponíveis nos Estados Unidos.

O que se sabe é que o Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos é bastante restritivo a pedidos como este. Apenas de 10% são aprovados.

O caso mais conhecido é o da Amazon.com, que ganhou uma patente pela técnica que permite que visitantes freqüentes do site façam uma compra com um único clique.

O pedido para patentear a técnica foi feito em junho de 2004, mas somente publicado pelo Escritório de Patentes nos Estados Unidos em 05 de janeiro de 2006.

O inventor da patente é Shumeet Baluja, um pesquisador sênior do Google.
 

No comments: