Monday, July 10, 2006

Japonesa desenvolve celular "Super 3G"



A NTT DoCoMo, maior operadora de telefonia celular do Japão, anunciou na sexta-feira que começou a desenvolver um avançado celular cuja meta é ser lançado comercialmente em 2009. A nova tecnologia "Super 3G", que tem velocidades de transmissão de dados 260 vezes mais rápidas que a oferecida pelos atuais serviços de telefonia celular de terceira geração (3G), permitirá que os usuários enviem vídeos em alta definição de maneira muito mais rápida, informou um porta-voz da DoCoMo.

A operadora começou nesta sexta-feira a aceitar propostas de fornecedores para o desenvolvimento de equipamentos para estações rádio-base e celulares compatíveis com a tecnologia Super 3G. Por volta de outubro, um ou mais fornecedores para cada uma dessas categorias deverão ser escolhidos, acrescentou a empresa por meio de um comunicado.

A companhia planeja completar o desenvolvimento do Super 3G com os fornecedores antes do final de 2009. A tecnologia é uma versão avançada do sistema de Acesso Rápido a Pacotes (HSDPA, na sigla em inglês), que a DoCoMo planeja oferecer este ano.

O HSDPA é uma versão sofisticada do padrão de telefonia celular W-CDMA e permite conexões de Internet ultra-rápidas, similares a redes banda larga com fio.

A DoCoMo acredita que o Super 3G permitirá que a companhia faça uma transição suave para quarta geração de telefonia celular (4G) por volta de 2012, afirmou a empresa.( As informações são da Agência Reuters).

No comments: