Nokia prevê extinção de MP3 players e câmeras digitais
Da Redação
São Paulo, 27 de março de 2006 Em declarações ao Financial Times, um executivo da Nokia prevê que os mercados de players e câmeras digitais sofrerão um duro golpe em suas vendas à medida que os celulares que agreguem essas duas funções caiam no gosto do público.
De acordo com Anssi Vanjoki, diretor da divisão multimídia da companhia finlandesa, o sucesso desse tipo de telefone móvel provocará o desaparecimento de muitos dos fabricantes de players e câmeras digitais. Para ele as empresas que se dedicam apenas a produção desse tipo de equipamento, têm o futuro em xeque, já que os celulares agregam funções multimídia a cada nova geração.
Ainda segundo Vanjoki, os celulares de hoje, mais avançados e versáteis, tornaram-se verdadeiros tudo em um, que poderão condicionar a opção dos consumidores. Os musicphones, por exemplo, poderão derrubar os players tradicionais em pouco tempo.
Em 2005, a Nokia produziu cerca de 100 milhões de celulares com câmera, tornando-se a maior fabricante desse tipo de equipamento no mundo. E em janeiro deste ano, coincidentemente ou não, a Konica Minolta abandonou o mercado de fotografia, bem como outra gigante do gênero, a Agfa-Gevaert, que em 2004 vendeu sua divisão no setor.
Ainda no ano passado, a Nokia fabricou 40 milhões de telefones móveis com capacidade para reproduzir música e, em 2006, pretende duplicar as vendas desse tipo de dispositivo.
No comments:
Post a Comment