Monday, April 3, 2006

Nokia prevê extinção de MP3 players e câmeras digitais

 
Nokia prevê extinção de MP3 players e câmeras digitais
27/03/2006 - 18:27
Da Redação

São Paulo, 27 de março de 2006 – Em declarações ao Financial Times, um executivo da Nokia prevê que os mercados de players e câmeras digitais sofrerão um duro golpe em suas vendas à medida que os celulares que agreguem essas duas funções caiam no gosto do público.

De acordo com Anssi Vanjoki, diretor da divisão multimídia da companhia finlandesa, o sucesso desse tipo de telefone móvel provocará o desaparecimento de muitos dos fabricantes de players e câmeras digitais. Para ele “as empresas que se dedicam apenas a produção desse tipo de equipamento, têm o futuro em xeque, já que os celulares agregam funções multimídia a cada nova geração”.

Ainda segundo Vanjoki, “os celulares de hoje, mais avançados e versáteis, tornaram-se verdadeiros ‘tudo em um’, que poderão condicionar a opção dos consumidores. Os musicphones, por exemplo, poderão derrubar os players tradicionais em pouco tempo”.

Em 2005, a Nokia produziu cerca de 100 milhões de celulares com câmera, tornando-se a maior fabricante desse tipo de equipamento no mundo. E em janeiro deste ano, coincidentemente ou não, a Konica Minolta abandonou o mercado de fotografia, bem como outra gigante do gênero, a Agfa-Gevaert, que em 2004 vendeu sua divisão no setor.

Ainda no ano passado, a Nokia fabricou 40 milhões de telefones móveis com capacidade para reproduzir música e, em 2006, pretende duplicar as vendas desse tipo de dispositivo.

No comments: