Monday, April 10, 2006

Chips EV-DO/WCDMA chegarão ao mercado em 2007

São Francisco - Qualcomm está produzindo um chip que funcionará em ambas as redes. Primeiros celulares devem chegar ao mercado em 2007.

A Qualcomm deverá lançar, até o fim deste ano, chips para redes móveis de alta velocidade que funcionarão em qualquer lugar do mundo, segundo informou Paul Jacobs, CEO mundial da empresa.

Como as duas principais redes de telefonia móvel adotadas mundialmente são incompatíveis, os usuários corporativos e domésticos em viagem geralmente precisam alugar um celular quando entram em países com uma rede diferente. Para atender esse público, a Qualcomm está produzindo um chip que funcionará tanto nas redes EV-DO, dominante nos Estados Unidos, quanto nas redes WCDMA, que predomina na Europa.

Segundo Jacobs, as primeiras amostras do chip devem chegar às operadoras até o fim do ano. As fabricantes costumam mandar os chips com antecedência, para que as operadoras tenham tempo de incluir o mesmo nos novos modelos de celular. Na visão do executivo, os primeiros celulares com o novo chip devem chegar ao mercado ao longo de 2007.

A oferta deve atender primeiramente o segmento de celulares high end. A expectativa do CEO mundial da Qualcomm é de, com o tempo, diminuir o preço e levar esses chips aos segmentos de celulares intermediários e low end.(Stephen Lawson, IDG Now!).

No comments: