Wednesday, March 8, 2006

Operadoras prevêem publicidade em celulares

Operadoras de telefonia móvel e grupos de mídia esperam que nos próximos anos surja um mercado considerável para propaganda em celulares, com opções que incluirão serviços de vídeo subsidiados por publicidade. O conglomerado de mídia Viacom, que controla a MTV e a Comedy Central, está trabalhando com grandes operadoras de telefonia móvel e planeja desempenhar papel importante nos primeiros testes de publicidade em celulares, no ano que vem. Enquanto isso, a Sprint Nextel, terceira maior operadora de telefonia móvel dos Estados Unidos, está ansiosa para oferecer vídeos subsidiados e anúncios locais para os aparelhos de seus clientes. "Não há dúvida de que os anunciantes estão interessados", disse Tom Freston, presidente-executivo da Viacom, falando em Nova York durante a Conferência Reuters Global Technology, Media and Telecoms. Freston disse que a Viacom, que trabalha com cerca de 70 empresas de telefonia móvel em todo o mundo, está discutindo com "diversas" operadoras sobre detalhes de como a publicidade poderia funcionar. Ele acredita que anúncios em vídeo para celulares teriam de ser muito curtos para obter sucesso, e dependeriam dos consumidores os aceitarem em troca de reduções no preço dos serviços. "Mas que volume de publicidade eles estarão dispostos a aceitar em troca de contas mais baixas?", perguntou Freston. Enquanto tenta ampliar suas receitas com novos recursos como vídeos, a Sprint Nextel está estudando também tecnologia e modelos de negócios que envolvam fornecer publicidade às pessoas que usam esses serviços. Barry West, vice-presidente de tecnologia da Sprint Nextel, indicou a possibilidade de enviar informações tais como ofertas especiais de um restaurante italiano local a celulares capazes de informar a localização do estabelecimento. "O mundo da publicidade como um todo agora tem um novo recurso para atingir seus clientes. Pode-se direcionar publicidade a consumidores em regiões específicas", disse West, que também participou do encontro. A Sprint Nextel também poderia oferecer serviços de vídeo móvel mais baratos caso anúncios fossem incluídos, afirmou Paul Saleh, vice-presidente financeiro do grupo.(As informações são da Agência Reuters).

No comments: